Geomorfologia das Falésias do Cacique Nigale: uma proposta digital para o ensino universitário de geografia
Conteúdo do artigo principal
Esta pesquisa derivou dois objetivos: 1) Analisar o ensino dos processos geomorfológicos a partir da paisagem das Falésias Cacique Nigale em disciplinas de Geografia Física da Faculdade de Humanidades e Educação da Universidade do Zulia (Venezuela); e 2) Propor uma revista educativa digital centrada nos processos geomorfológicos das Falésias Cacique Nigale, no estado Zulia (Venezuela), para o ensino universitário da geografia. Por meio de uma abordagem metodológica quantitativa e com nível descritivo de investigação, aplicou-se um questionário tipo Likert a uma amostra de 22 estudantes universitários para o diagnóstico das variáveis. Na dimensão “conteúdos sobre processos geomorfológicos”, mais de 50% indicou que o ensino da erosão, transporte e sedimentação é realizado de forma estritamente teórica. Quanto à dimensão “recursos didáticos digitais”, destaca-se que 68,19% afirmou que não são utilizadas revistas educativas digitais fundamentadas na geomorfologia das Falésias Cacique Nigale. Conclui-se que o ensino dos processos geomorfológicos conta com professores que possuem um alto grau de conhecimento, entretanto, sua abordagem didática continua sendo tradicional. Propõe-se uma revista educativa digital para dinamizar o ensino universitário da geografia a partir das Falésias Cacique Nigale (estado Zulia, Venezuela).
- Geografia física
- Geomorfología
- Ensino de geografia
- Paisagem
- Ensino superior
Amar, V. (2010). La educación en medios digitales de comunicación. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, 36, 115–124. https://tinyurl.com/474hyvud
Barreto, B. y Bernal, J. (2016). La Península de Paraguaná: Un paisaje natural para la enseñanza de la morfología litoral en Ciencias de la Tierra. Investigación y Formación Pedagógica, Revista del CIEGC, 4, 30–50. https://tinyurl.com/54jjwfvy
Beltrán, E. (2012). Creación de una revista digital [Tesis de Pregrado, Universidad Politécnica Salesiana]. https://tinyurl.com/4rd4tt6a
Bernal, J. (2010). Metodología de la Investigación (3a ed.). Pearson Educación. https://tinyurl.com/8mwz3bn5
Fuenmayor, L., González, I., Labarca, R., Cubillán, V., Perdomo-González, G. y Méndez, M. (2022). Las guías de aprendizaje del programa educación universitaria de Fe y Alegría Venezuela: un análisis en el contexto de la pandemia Covid-19. Revista Saberes Andantes, 3(9), 30–50. https://tinyurl.com/yf3mz8j2
García de la Vega, A. (2019). Perspectivas de futuro en el aprendizaje del paisaje. Didáctica Geográfica, (20), 55–77. https://tinyurl.com/49tzd94d
González, C., Iturralde, J. y Picard, X. (1980). Geología de Venezuela y de sus cuencas petrolíferas. Ediciones FONINVES.
González, Y. (2012). Isla de Toas: paisaje natural como recurso didáctico para el aprendizaje significativo de la geodinámica externa [Tesis de Maestría no publicada]. Universidad del Zulia.
González, O. y González, L. (2015). El enfoque epistemológico empirista-inductivo en las investigaciones en el campo de la orientación educativa. Encuentro Educacional, 22(2), 186–201. https://tinyurl.com/4ffu2fjw
Gouveia, E., Montiel, K. y Bejas, M. (2005). Uso y abuso de los libros de texto en la enseñanza de la Geografía. Geoenseñanza, 10(2), 173–186. https://tinyurl.com/7zhv8mvx
Hernández, R. y Coello, Z. (2008). El paradigma cuantitativo de la investigación científica. Editorial Universitaria.
Herrera, D. (2012). Nuevas tecnologías y educación geográfica: el reto actual. Zona Próxima, (17), 212–223. https://doi.org/10.14482/zp.17.620.123
Hurtado, J. (2012). Metodología de la Investigación. Comprensión Holística de la metodología y la investigación (7a ed.). Editorial Quirón.
Labarca, R., Bernal, J., Barreto, B. y Gil, V. (2019). El paisaje costero de la Laguna de Las Peonías, estado Zulia. Una propuesta de recurso educativo digital. Investigación y Formación Pedagógica, Revista del CIEGC, (10), 53–73. https://tinyurl.com/e52hj7av
Labarca, R. y Barreto, B. (2022). Itinerario geológico virtual: propuesta didáctica desde los afloramientos de la Formación El Milagro. REIDICS, Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, (10), 149–168. https://doi.org/10.17398/2531-0968.10.149
Labarca, R. (2021). El relieve terrestre y la contextualización de contenidos en los libros de texto de Educación Media General. En L. Reyes., J. Aular., Y., Santana y R. Nava (Eds.), Aprender a vivir para un mundo diferente (pp. 722–733). Universidad del Zulia. https://tinyurl.com/ydk5yz4a
Lafuente, C. y Marín, A. (2008). Metodologías de la investigación en ciencias sociales: Fases, fuentes y selección de técnicas. Revista Escuela de Administración de Negocios, (64), 5–18. https://doi.org/10.21158/01208160.n64.2008.450
Luján, J. y Zambrano, M. (2009). La enseñanza de la Geografía en estudiantes universitarios con discapacidad visual y auditiva. Educere, 13(47), 1009–1015. https://tinyurl.com/3vnpfd2n
Martínez, L. (2017). La enseñanza de la Geografía y la formación geográfica en los estudios universitarios de maestro. Tabanque, Revista Pedagógica, (30), 195–217. https://doi.org/10.24197/trp.30.2017.195-217
Montiel, K., Labarca, G. y Nava, R. (2014). Rutas naturales del municipio Sucre: Propuesta para la enseñanza de la geodinámica externa local. Omnia, 20(1), 71–86. https://tinyurl.com/2td3j9rd
Montiel, K., Negrete, A. y Rincón, A. (2013). El paisaje de la formación El Milagro. Una propuesta para la enseñanza de la geografía física local. Encuentro Educacional, 20(2), 303–318. https://tinyurl.com/3hx858ky
Morais, M. y Freitas, M. (2014, 29 de septiembre). Uso de Google Maps y Google Earth en la educación geográfica: un estudio de caso en la formación de profesores de geografía frente a las geotecnologías [Sesión de conferencia]. En Memorias del XVI Congreso Internacional Selper “La Geoinformaicón al servicio de la Sociedad”. Medellín, Colombia. https://tinyurl.com/ce8jkdxf
Morales, E. y Delgado, E. (2018). Los paisajes rurales en los proyectos educativos de enseñanza primaria. Una propuesta para la comarca de Tierra de Campos. Didáctica Geográfica, (19), 169–196. https://tinyurl.com/27cbk2fm
Morán, E. y Morán, M. (2022). Revistas digitales como herramienta didáctica para el aprendizaje significativo. Télématique, 21(2), 55–68. https://tinyurl.com/mr34t8k8
Muñoz, C. (2011). Cómo elaborar y asesorar una investigación de tesis (2a ed.). Pearson Educación. https://tinyurl.com/4dxemans
Núñez, F. (2015). El uso de las TICs en la enseñanza de la Geografía: aspectos didácticos del diseño de un CD-ROM para el curso “Geografía Física de Venezuela” en el Instituto Pedagógico de Caracas. Revista Universitaria de Investigación y Diálogo Académico, 13(1), 41–66. https://tinyurl.com/4wuaw6hh
Ñaupas, H., Valdivia, M., Palacios, J. y Romero, H. (2018). Metodología de la Investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de tesis (5a ed.). Ediciones de la U. https://tinyurl.com/2sk82zwv
Negrete, A. y Montiel, K. (2017). Isla de Toas: una propuesta didáctica para la valoración del paisaje. REDHECS, (22), 171–201. https://tinyurl.com/4m3px3zs
Padrón, J. (2007). Tendencias epistemológicas de la investigación científica en el siglo XXI. Cinta de Moebio, (28), 1–28. https://tinyurl.com/494cf78a
Pedrinaci, E. (2012). Alfabetización en Ciencias de la Tierra, una propuesta necesaria. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 20(2), 133–140. https://tinyurl.com/ycxyd5c7
Quezada, N. (2010). Metodología de la Investigación. Estadística aplicada a la Investigación. Editora Macro E.I.R.L.
Santiago, J. (2018). La acción pedagógica tradicional en la geografía escolar contemporánea y el enfoque cualitativo. Encuentro Educacional, 25(2), 153–168. https://doi.org/10.5281/zenodo.8246563
Santiago, J. (2020). El enfoque cualitativo y la renovación de la geografía escolar sustentada en el positivismo pedagógico. Espiral, revista de geografías y ciencias sociales, 2(3), 77–90. https://doi.org/10.15381/espiral.v2i3.18450
Santiago, J. (2022). La función pedagógica del currículo en la enseñanza de la Geografía. Encuentro Educacional, 29(1), 9–27. https://doi.org/10.5281/zenodo.8121935
Souto, X. (2018). La geografía escolar: deseos institucionales y vivencias de aula. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, 79, 1–31. https://doi.org/10.21138/bage.2757
Spagnolo, S., Espasa L. y Vázquez, M. (2021). Desafíos para la enseñanza de la Geografía en contexto de pandemia. Una experiencia desde la práctica docente en la universidad provincial de sudoeste, Buenos Aires, Argentina. Ciencia Geográfica, 15(3), 1040–1047. https://tinyurl.com/mwanduym
Tabata, D. y Bastardo, V. (2019). Diseño del concepto y funcionamiento de una revista digital que promueva el periodismo colaborativo en la Escuela de Comunicación Social – UCAB Guayana [Tesis de Pregrado no publicada]. Universidad Católica Andrés Bello.
Yáñez, C. y Gómez, I. (2021). Experiencia innovadora internacional online para la introducción de la geografía y el patrimonio a través de Google EarthTM en la formación inicial del profesorado. Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació, (5), 1–19. https://tinyurl.com/5ye4nwe6
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.