Modelo pedagógico de formação da cultura geográfica no curso de Licenciatura em Educação Geografia
Conteúdo do artigo principal
O presente trabalho tem como objetivo propor, a partir de uma perspectiva pedagógica, a modelagem teórica da formação da cultura geográfica no curso de Licenciatura em Educação Geografia da Universidade de Granma, em Cuba. Esta pesquisa constitui o aporte teórico da tese de doutorado da autora principal, a qual responde à dialética existente entre os processos universitários substantivos; ressignificando a relação entre cultura geográfica, identidade cultural e contexto sociocultural a partir da antropologia cultural. Os resultados permitiram fundamentar as principais relações de coordenação e subordinação entre os subsistemas e componentes do modelo, chegando à Profissionalidade sociocultural contextualizada da educação geográfica como qualidade resultante do caráter simbólico do conteúdo identitário da cultura geográfica.
- educação geográfica
- cultura geográfica
- identidade cultural
- contexto sociocultural
Alejandre Jiménez, S., Ortiz Bosch, M., y Izaguirre Remón, R. (2018, julio-diciembre). Los medios audiovisuales en el proceso de educación geográfica de la carrera Licenciatura en Educación Geografía. Entorno Geográfico. (16), 1-10. 10.25100/eg.v0i16.7257.
Álvarez de Zayas, C. M. (1999). La universidad como institución social. Sucre: Universidad Andina. Serie Cóndor.
Álvarez Álvarez, F. (2008). La dimensión cultural del desarrollo local. Una experiencia en el Oriente cubano (Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Sociológicas). Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba.
Austin Milán, T. R. (2000). Para comprender el concepto de cultura. Recuperado el 1 de octubre de 2019 de https://es.scribd.com/doc/152575238/Austin-concepto-de-cultura-pdf.
Ausubel, D., Novak, J., y Hanesian, H. (2001). Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. Trillas: España, p. 623. Recuperado el 18 de octubre de 2017 de https://bit.ly/38CRVvY.
Barraqué Nicolau, G. (1991). Metodología de la enseñanza de la Geografía. La Habana: Pueblo y Educación, p. 192.
Bertalanffy, L. (1976). Teoría General de los Sistemas. Recuperado el 27 de octubre de 2017 de https://cienciasyparadigmas.files.wordpress.com/2012/06/teoria-general-de-los-sistemas-_-fundamentos-desarrollo-aplicacionesludwig-von-bertalanffy.pdf.
Blanco Pérez, A. (2001). Introducción a la Sociología de la Educación. La Habana: Pueblo y Educación.
Buitrago Bermúdez, O. (2005). La educación geográfica para un mundo en constante cambio. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, X(561), 1-12. Recuperado el 20 de agosto de 2012 de http://www.ub.edu/geocrit/b3w-561.htm.
Córdova Martínez, C. (2008). Axiología e identidad. Holguín: Centro de Estudios de Cultura e Identidad de la Universidad de Holguín.
Cuétara López, R. (2004). Hacia una didáctica de la Geografía local. La Habana: Pueblo y Educación, pp. 168.
Fuentes González, H. (2000). Didáctica de la Educación Superior. Universidad de Oriente: Centro de Estudios de Educación Superior “Manuel F. Gran”.
Fuentes González, H., y Álvarez Valiente, I. B. (2002). La dinámica del proceso docente educativo en la Educación Superior. Universidad de Oriente: Centro de Estudios de Educación Superior “Manuel F. Gran”.
Geertz, C. (1987). La interpretación de las culturas. Barcelona, Gedisa. Recuperado el 23 de octubre de 2016 de http://www.barcelonaradical.net/info/8764/la-interpretacion-de-las-culturas-clifford-geertz.
González Reynaldo, E.A. (2014, enero-julio) Modelo de educación geográfica continua como contribución al desarrollo de la cultura ambiental o de la naturaleza. Transformaciones. 10. (1). pp. 40-53. Recuperado el 23 de enero de 2017 de https://core.ac.uk/download/pdf/268093347.pdf.
Hernández Batista, R. (2008). Hacia el desarrollo de una cultura geográfica en los estudiantes de Secundaria Básica. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín.
Horrutinier, Silva, P. (2008). La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Pueblo y Educación.
Labrada García, Y. (2016). Concepción didáctica para el tratamiento de la Geografía local en la formación permanente de los profesores de Geografía. Universidad de Oriente. Tesis de doctorado. Recuperado el 17 de octubre de 2018 de http://eduniv.reduniv.edu.cu/index.php?page=13&id=159&db=1.
Marx, C., y Engels, F. (1872). Manifiesto del Partido Comunista. Recuperado el 20 de septiembre de 2019 https://www.marxists.org/espanol/m-e/1840s/48-manif.htm.
Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudio E, carrera Licenciatura en Educación Geografía. La Habana: MES.
Montes de Oca Recio, N., et al. (2004). Los modelos como resultado científico en las investigaciones pedagógicas. Universidad de Camagüey: CECEDUC.
Ortiz Bosch, M. J. (2016). La contextualización sociocultural de la formación humanista de los estudiantes de la carrera Marxismo Leninismo e Historia. Tesis en opción del grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Granma, Granma.
Sierra Salcedo, R. A. (2002). Modelación y estrategia: Algunas consideraciones desde una perspectiva pedagógica. La Habana: Pueblo y Educación.
Vigotsky, L. (1987). Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. La Habana: Editorial Científico-Técnica
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.